10 de dezembro de 2013

A Pradaria



O Sol nascente e alaranjado sobe lentamente, encadeando, com luz e um ligeiro calor, a longa pradaria de trigo. A pradaria estende-se e o vento fresco matinal sopra sobre ela, ondulando o infindável mar de trigo e produzindo o característico silvo.
Uma oliveira corta a paisagem, destacando-se da ondulante massa de trigo. A oliveira cresce numa pequena colina, retorcendo-se como se alguém tivesse pegado no caule e o  torcesse como se estivesse a tentar secar um pano molhado. Nela, crescem folhas e flores luxuriantes, e abriga o mais variado leque de pássaros, tais como andorinhas e melros, constantemente a voar entre a oliveira e o campo luxuriante à sua frente, cumprindo os exigentes e constantes pedidos de atenção dos filhotes.
 A pradaria não se limita a um dourado espaço de trigo, mas, por todo o lado, há pontos de todas as cores, salpicando o campo dourado de cor. São flores, milhares delas, que perfumam a vasta pradaria com adocicados cheiros, que atraem animais e insetos. A pradaria, apesar de silenciosa, está repleta de sons, sons de liberdade, sons de alegria, mas entre todos estes destaca-se um: solidão. O som insuportável e característico da solidão; o silêncio... silêncio absoluto e completo.
Agora, toda a pradaria é apenas uma fantasia do que era. O Sol brilhante foi asfixiado pelas nuvens pesadas e pretas que pairam pela atmosfera.O mar interminável de trigo assemelha-se mais a um leito de rio seco, com solo minado, remexido e tóxico, mortal para qualquer planta que se atreva a embrenhar-se no solo. As crias de pássaros já não avivam o local com os seus contentes chilreios e o movimento dos seus pais em busca de alimento já não preenche os céus. As flores desapareceram com o trigo e o perfume adocicado foi substituído por um acre cheiro a enxofre e pólvora. Contudo, entre a devastação da outrora grande pradaria, a oliveira sobrevive, solitária. Enquanto todos os outros caíram, ela manteve-se imponente, na sua pequena colina, esperando pela salvação, por um milagre. Talvez ele chegue, na base da oliveira e, entre as raízes desta, um pequeno rebento verde floresça... o legado da pradaria.
  
António Canteiro,  8ºE
 

     

0 comentários: