3 de outubro de 2013

Descrição de uma paisagem


Imagina que passaste por uma paisagem semelhante à da foto, durante uma viagem. Descreve-a a alguém que não a tenha visto. 
Tratando-se de um texto descritivo, deves utilizar:
- verbos no presente ou pretérito-perfeito do indicativo;
- adjetivos;
- palavras e expressões que localizem no espaço os elementos descritos: à direita, à esquerda, em primeiro plano, mais atrás, ao  fundo, por cima de tudo...


http://total-wallpapers.com/free-nature-wallpapers/living-alone-landscapes-others-wallpaper-1145

Eis alguns textos:



A ÁUSTRIA NUMA PAISAGEM

Olá tio, 

A razão por lhe estar a escrever esta carta prende-se com o facto de estar a passar por uma paisagem natural inigualável. A minha viagem de carro está a correr lindamente, tal como eu esperava. Neste momento estou na Áustria. Lembrei-me de si por adorar paisagens verdejantes.

 Em primeiro plano, vejo uma casa de madeira, que ao que parece é bastante antiga, mas não deixa de ser bonita e observo também alguns eucaliptos. Mais atrás, o destaque vem para uma torre de uma igreja, que por acaso também é um convento, de meados do séc. XIX. Ao fundo, estende-se uma enorme planície verde, com algumas casas dispersas pelo meio. No entanto, esta planície também é um vale por estar sediada por duas montanhas. Atrás da vertente da montanha, que eu estou a observar, começa a cordilheira dos Alpes. Do topo da montanha, tem-se um excelente panorama que envolve a região.

Para juntar a todas estas qualidades da paisagem, ainda se pode observar umas encantadoras nuvens ao amanhecer...      

Martim dos Reis, 8ºH



A PAISAGEM

Há algum tempo atrás passei por uma paisagem muito bonita, que me ficou na memória… lembro-me desse dia, como, se fosse hoje.

Na paisagem, em primeiro plano podia-se observar uma cabana rústica, feita de madeira, com um aspeto de ser bastante antiga. Uns metros mais atrás da cabana, à esquerda, havia duas árvores, uma mais alta que outra, mas as duas de tom verde-escuro.

Na paisagem existiam bastantes colinas verdes, que subiam e desciam vezes sem conta.

Em segundo plano, havia uma bela e grande igreja branca com uns belos azulejos azuis limpos e brilhantes, e bem perto da igreja existiam ainda umas grandes árvores, de tom verde-claro.

Ao fundo da paisagem, por cima de tudo e de todos, umas grandes e belíssimas montanhas…

Esta foi uma paisagem muito bela que me ficou na memória.            


Rúben Miguel Santos Correia, 8ºH


Paisagem


- Não imaginas a paisagem lindíssima que vi no fim-de-semana! Era uma paisagem colorida, cheia de verde à volta, devias ter visto! Ouvia-se os pássaros a cantar, melodias tão bonitas… Viam-se várias árvores, montanhas e casas, cada casa tinha uma beleza única! Também havia uma igreja ao fundo de tudo, estava rodeada com árvores e natureza, o que a tornava mais bela do que já era! Se tivesses lá, ias adorar! Para além dos pássaros, ouviam-se os sinos da igreja e o vento… Mais atrás da igreja, viam-se campos agrícolas e pastores a pastar o seu gado! Era tudo tão bonito. Espero voltar lá mais vezes! A uns metros, à frente da igreja estava uma cabana, que parecia abandonada. A cabana era castanha e pequena. À esquerda da cabana não havia árvores, só se via relva, um pouco seca. Mas era tudo tão lindo, que é impossível esquecer! Espero que um dia vás lá!

Carolina Ferreira 8ºE,  nº4 


0 comentários: